terça-feira, 31 de maio de 2011

Milão 2011

Após visita a feira de Milão 2011, fiquei impressionada com a qualidade de informação, comparado com  os últimos anos da amostra . Depois de encher os olhos de coisa bonita , "garibar" ao máximo e sacar algumas tantas fotinhos, não foi difícil perceber algumas características bem marcantes que estão em alta!!
As “novas” tendências que se manifestam com nitidez  no Salone 2011 deixam claro a influencia retro, seguida por uma linguagem vintage dos anos 70 com uma adaptação às necessidades atuais.
Grandes nomes, como Minotti, Edra, Vitra design, Kenzo, entre outros, celebram o retorno à estilos passados na tentativa de recuperar características de outras épocas e conscientizá-las a realidade vigente.



Cores


Partindo das características da linguagem 70 com as adaptações ao estilo atual, o Salone 2011 revela uma paleta com cores vibrantes e tons pasteis, com predominância do lilás, verde oliva, azul, alaranjado e amarelo, tons esses, na maioria das vezes neutralizados com nudes e variações de bege e cinza.
A variedade de cores  possibilita inúmeras combinações, que proporcionam um ambiente aconchegante, principalmente pelos tons quentes.



Fica a dica: A nova tendência  é bem " simples" e despojada. Fácil de compor por tanta opção de mistura e cores. Escolha uma paleta e divirta-se!


Sustentabilidade:

         Entre as tendências observadas, destaca-se o uso da “matéria”como valor do produto. Ou seja, grandes empresas apresentam matérias primas em estado natural, o que evidencia a preocupação e respeito com o ecossistema.





Modulados

         Os modulados estão em alta, principalmente pelo dimensionamento atual cada vez mais restrito. A “falta”de espaço pede uma maior adaptação e otimização dos objetos.
         O Salone enfatiza a necessidade com móveis modulados que recebem diferentes utilidades, estas flexibilizadas de acordo com as necessidades apresentadas no ambiente.



Fica a dica:  Super bacana misturas de cores nos modulados, descontrai  e aquece o ambiente !!



Feito à mão

         Dentro da linha sustentabilidade, juntamente com as demais necessidades, o Salone destaca técnicas contemporâneas com “ar artesanal”. Trabalhos como crochê, macramê, franjas, corda , entre outros , participam na composição de um ambiente despojado e aconchegante e retornam a década de 70 repaginando o conceito.



Fica a dica: Almofadas de croche, panos de tricot, feitos à mão estão em alta!! Uma forma muito simples de compor sua cama ou sofá.


Linguagem

         A linguagem contemporânea, seguida de linhas retas ressalta o essencial, bem como a preocupação com o funcional como principio para a valorização do objeto.
         A reedição do novo clássico com a introdução de coisas de fora de casa para o seu interior e a preocupação com o ambiente aconchegante  se colocam em evidencia na amostra desse ano.




Como já dizia  Leonardo da Vinci, a simplicidade é o ultimo grau da sotisficação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário