terça-feira, 7 de junho de 2011

BOOK




Vejam antes o vídeo acima!! 

Através do  vídeo , que eu particularmente adoro, resolvi falar sobre esse assunto que se coloca em voga....
Quero pedir a quem me conhece, que por favor não estabeleça (já num primeiro momento) uma previsão quase que imediata do discurso que virá, partindo da idéia de minha aparente dificuldade em acompanhar a modernidade e da minha já destacada defesa por um mundo não tão tecnológico, cheio de  botões e displays.
A proposta aqui é ponderar os dois lados e enfatizar as qualidades e o que pode ou não morrer! Ao meu ver certo?
  
Tenho completa consciência de que o  formato do  livro tem limitações que se tornaram mais evidentes com a popularização da internet. Mas ele não se tornou jurássico e desnecessário, na minha opinião,  ele se tornou vintage. Virou item para pessoas que querem uma experiência mais pessoal que a navegação “fria” na internet. Detalhe:  Estou destacando a frieza  e não o imenso mundo cheio de oportunidades que é a internet, pois aproveito aqui para enfatizar também a complementação desta peça chave  no mundo contemporâneo.
Por exemplo, posso atrelar um livro a conteúdo online, complementar o que foi impresso, criar comunidades em torno dele. Várias possibilidades entre o antigo e o novo, com o melhor de cada um. E isso é genial!!
A internet acaba sendo mais democrática, mais social.... Até aí eu concordo....Porém...... nenhum gadget, nenhum brilhante feito, blog, site , etc... Substitui a intimidade que se tem com um livro. A tela não substitui uma impressão belíssima em papel couche do que quer que seja, o livro, se faz mais presente, desperta outros sentidos, é uma informação mais”livre”, ou será que há mais liberdade diante de suas informações?
Em resumo acredito que tenha que haver uma complementação, uma troca, mas não o esquecimento do hábito. Não faz o menor sentido  uma coisa anular a outra!!

Finalizo com uma frase de  Suzanne Munshower,
Mas e o destino dos livros? Acho que eles existem para serem lidos de novo e de novo, por mim, por você ou outros. Nós olhamos para as estantes de livros de outros e sentimos que conhecemos aquelas pessoas um pouco melhor....E a nossa, nos lembra de onde estivemos, e para onde podemos decidir retornar....”


É  desse mundo mágico, que só o livro nos leva que eu falo!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário