terça-feira, 21 de junho de 2011

Desenvolvimento Urbano - Um desafio


Hoje abordo o desenvolvimento urbano, um post com preocupação às necessidades que se fazem urgentes para tornar nossas cidades mais humanas e "suportáveis".

Entre tantas conversas sobre o futuro do desenvolvimento urbano, "Living in the city Endless", destaca-se por uma voz refrescante, com informações projetadas para ajudar a lidar com algumas das grandes questões que as cidades enfrentam hoje.

Abatidas a partir da London School of "Urban Age", o livro maciço pode ser assustador, parecendo, num primeiro momento, destinar a leitura à academicos ou à arquitetos e urbanistas, mas não. O livro apresenta extraordinárias fotografias e infografias que possivelmente atraem o interesse geral.

Idéias como a "Cidade eterna", examinando NYC, Xangai, Londres, Cidade do México e Berlim já estão obsoletas. O "viver", parte editada pela mesma equipe do London Design, foca o olhar nas três cidades de mais rápida extensão (Mumbai, São Paulo e Istambul), usando-as como exemplo para uma discussão mais profunda sobre a expansão urbana, o valor da cidade e seu potencial para mudar a cultura e o modo de vida.


O Livro de peso é preenchido por números que impressionam, como o que apenas 2% da superfície da terra é coberta por cidades, mas 53% da população do mundo atualmente ocupa essas áreas.(Um número que terá 75% em 2050). Imaginem só?

Ensaios pensativos sobre o transporte,ajuda de emergência, graves detalhes nas mudanças econômicas e como se preparar para estes números, são alguns dos temas abordados com um olhar racional na habitação urbana.




O livro parece ser uma leitura lucrativa para qualquer pessoa interessada em como o mundo cada vez mais global se sairá durante esses tempos de rápido desenvolvimento.

Fica a dica de leitura para inspiração ou até mesmo conscientização. Será que estamos fazendo a nossa parte? Como?


Nenhum comentário:

Postar um comentário